segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tremor em Natal

Natal volta a tremer. Não é chifre e muito menos fofoca. Natal tremeu de verdade. Não é o chamado terremoto. E apenas um pequeno abalo sísmico. A intensidade foi de 3,8 graus na Escala Richter. É uma escala logarítmica. A diferença da escala de 5,0 para 6,0 representa uma liberação de energia 31 vezes maior. Um sísmico de 6,0 tem a intensidade maior de 10 vezes de magnitude de um sísmico de 5,0.
Um abalo de menos de 3,5 só é sentido pelos sismógrafos. De 3,5 até 5,4 produzem danos mínimos, quase nulos. Sabendo disso a prefeitura de Natal disse que já colocou a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros em alerta. Queria ver a prefeitura colocar em alerta e resolver nos dias de chuvas que causam danos de fato.
O mais chato do tremor é o barulho, que realmente mete medo.
O que acontece no Rio Grande do Norte é uma falha sísmica, para ser mais popular existe um buraco perto de João Câmara debaixo da terra. E as vezes a terra vai cedendo preenchendo o buraco, isso é bem abaixo mesmo, em grande profundidade, é uma falha grande, ou buraco mesmo.
O que é bem diferente dos terremotos de verdade que é o choque de duas placas tectônicas. O maior terremoto até hoje registrado ocorreu no Chile, em 1960, com 9,5 na escala Richter.